Com o sucesso cada vez maior das academias e a busca pela saúde, muitas pessoas estão em busca de programas de emagrecimento e melhoria de qualidade de vida mas, ao mesmo tempo, tem cada vez menos tempo de frequentar academias.
Com esse novo momento, o personal trainer encontra uma oportunidade única de montar uma consultoria online, modelo de negócio em que ele atende um grande número de alunos apenas via internet, entregando a eles planos de exercícios individualizados.
No entanto, apesar de saber exatamente o que é uma consultoria online, muitos personals ainda têm dificuldades em organizar o negócio, já que isso envolve várias etapas.
Para que o negócio seja atrativo é preciso oferecer soluções novas e que falem com seu público-alvo, montar um esquema de atendimento eficiente e estar sempre pronto para responder às dúvidas e atender às dores de seus clientes é importante, mas igualmente difícil.
Por isso, elaboramos um texto explicando como o personal trainer pode montar sua consultoria online de forma simples, permitindo que seu negócio se torne extremamente rentável.
Crie um tráfego de potenciais clientes
Para quem vai montar uma consultoria online, o tráfego é o primeiro detalhe a se ater e algo que merece atenção redobrada, afinal é com ele que as pessoas chegarão até você, conhecerão seu trabalho e poderão lhe contratar.
Funcionando da mesma forma que a contratação de um serviço pessoal (você só contrata um serviço ou profissional que já conheça), o tráfego precisa de instrumentos para atrair pessoas que possam se interessar por aquilo que você está ofertando.
Um desses potenciais canais é o Instagram. As fotos e vídeos podem se tornar uma ótima alternativa para atingir um público qualificado, e gerar tráfego orgânico, ou seja, aquele espontâneo, que realmente chegou até você porque se interessou pelo que você está oferecendo.
O post pago pode ser uma alternativa para quem quer atingir um grande número de pessoas, mas para que esse tráfego atraia as pessoas certas é preciso criar conteúdo de interesse e que seja capaz de filtrar seu nicho de atuação.
Nichos de atuação
Na consultoria online, como em qualquer negócio, é preciso encontrar um nicho de atuação e, assim, oferecer serviços voltados a esse público. Um erro muito comum dos personals é achar que podem atender a todos.
Nenhuma empresa é capaz de sobreviver com esse pensamento, e com você não será diferente. Então, uma alternativa para conseguir identificar esse nicho é produzir conteúdo voltado apenas a ele.
Mensagens nos stories, enquetes e outras interações voltadas a uma determinada faixa (como mulheres entre 30 a 40 anos, por exemplo), ajuda a acertar em sua estratégia de tráfego, e permite que você avance para o próximo nível.
Construa um engajamento capaz de atingir os clientes certos
O engajamento é outro ponto crucial na construção de sua consultoria online, pois é com ele que você consegue não apenas conhecer as “dores” de seu cliente, mas também montar soluções que respondam suas dúvidas e atendam suas necessidades.
Como se sabe, quando uma empresa acerta no engajamento, suas chances de venda são muito maiores, pois o consumidor se sentirá especial, com soluções pensadas exclusivamente para ele.
Pensando nas redes sociais onde sua consultoria online está buscando engajamento, um caminho para acertar nesse movimento é produzir conteúdos que atraiam mais visibilidade.
Com mais curtidas, compartilhamentos e comentários você saberá que está indo no caminho certo, ao alcançar pessoas que possam se interessar por seus programas de treinos ou, ainda, recomendá-los a terceiros, ampliando seu leque de atuação.
Amplie suas fontes de engajamento
Com o tempo, é natural que o número de pessoas que interajam com você e demonstrem interesse em sua consultoria diminua. Por isso, é hora de passar para uma abordagem mais intimista, reunindo essas pessoas em uma outra forma de comunicação.
Aqui, o WhatsApp pode funcionar como uma ótima ferramenta, pois permite a comunicação em tempo real, inclusive com a chance de que você preste atendimento àqueles que se interessem de fato por seus serviços.
A ferramenta permite também que sejam construídos grupos, reunindo um número limitado de pessoas, mas com potencial para consumir seus serviços. É aqui que você precisa deixar sua criatividade à mostra.
Ao criar desafios e promoções, por exemplo, você instiga uma boa parcela dos participantes do grupo a interagir e dá a eles a chance de conhecer um pouco de seu trabalho.
Aliás, a apresentação de resultados é um ponto muito importante para quem quer montar sua consultoria online. O público precisa ver resultados, ele quer ter certeza que está contratando um serviço de qualidade.
Então, sempre deixe seus resultados à mostra, para que as pessoas possam saber o que de fato você pode entregar.
Ofereça os serviços certos ao público que deseja atingir
Na hora de montar sua consultoria online, se preocupe sempre em oferecer os serviços certos para as pessoas certas. De nada adiantará ampliar seu leque se não conseguir atender com qualidade seu público.
Então, ao montar o plano, deixe muito claro tudo o que está ofertado, quando será entregue e com que frequência. Procure deixar hospedado em sites especializados seu programa de treinos.
Assim o consumidor poderá ter uma amostra do que encontrará com você, e como esse é o serviço que realmente busca.
Monte um bom atendimento para a venda
O objetivo de sua consultoria online é vender serviços que podem ser executados à distância, certo? Então, sempre que concluir uma venda preocupe-se em montar um atendimento para a venda capaz de satisfazer seu cliente.
É importante também ter o plano contratado pronto, para que o interessado possa experimentar o programa. Crie também diferentes pacotes, para que esse cliente possa ser fidelizado.
Uma ideia é montar pacotes de um mês, três meses ou um ano. Assim a pessoa poderá organizar sua rotina enquanto cumpre seu programa de exercícios.
Manter um canal aberto de comunicação com esse potencial cliente é muito importante, pois o atendimento que ele receber poderá influenciar em outras decisões de compra ou recomendações a terceiros.