Ter clientes fidelizados é excelente para o personal trainer. Porém, captar mais clientes é melhor ainda. Afinal, o seu público precisa estar em constante expansão se você quer atingir o sucesso. O problema é que, muitas vezes, achar clientes novos não é tão simples assim.
Para te ajudar a melhorar a sua estratégia de captação de novos clientes, separamos 5 dicas matadoras, que te levarão ao sucesso mais rápido do que você imagina. Entenda mais a seguir e não deixe de expandir o seu negócio!
#1 Invista em marketing digital
O primeiro passo é realmente se mostrar disponível para a captação de novos clientes. A área de atuação do personal trainer vem se expandindo cada vez mais, e você precisa estar apto a concorrer com os outros profissionais.
Para que o cliente se interesse pelo seu trabalho, ele precisa te encontrar. E nada melhor que uma boa divulgação em sites e em redes sociais para isso. Deixe a sua página sempre atualizada, e publique conteúdos interativos de acordo com a sua especialização.
#2 Forme uma rede de parceiros
Outra boa estratégia é chegar onde os clientes estão. Essa técnica de captação funciona melhor em locais com possibilidade de grande expansão do mercado. Isso significa que você não precisa ir de pessoa em pessoa tentando fechar um contrato. É mais fácil oferecer os seus serviços para um grande número de interessados.
Pense nos produtos e outros serviços que seus clientes consomem, pronto, são desses parceiros que você precisa para que eles possam te indicar. Ex: nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, lojas de suplementos e roupas fitness, salão de beleza, barbearias, restaurantes e até cafés.
#3 Invista em comunicação pessoal
Não basta estar onde o público está. Você precisa saber se apresentar bem, para que a pessoa realmente obtenha uma maior confiança e te escolha como personal trainer, isso vai desde do que você posta nas suas redes sociais, até a sua forma de se vestir e conversar com as pessoas. Não deixe de investir em técnicas de comunicação pessoal.
O importante aqui é passar segurança e autoridade no assunto. Você pode até investir em cursos para melhorar a forma de se apresentar ao cliente, pois esse é um dos fatores decisivos para captação.
#4 Trabalhe com indicações
Você já deve possuir uma carteira de clientes fidelizados. Uma das maneiras de captação mais conhecidas é a indicação. Ela é antiga, mas realmente funciona muito bem na área de atuação do personal trainer.
O primeiro passo para conseguir indicações é se dedicar ao seu cliente. Se ele notar que você faz o seu trabalho com qualidade, a indicação ocorrerá de maneira mais natural. Você ainda pode comunicar os seus clientes sobre a abertura de vagas, o que os estimulará a contatar conhecidos. Se quiser tornar o processo de indicação uma “arma” poderosa para atrair mais alunos, monte um sistema de bonificação, ou seja, o cliente que indicar seu serviço para outra pessoa e essa fechar algum dos planos, você dará uma bonificação em dinheiro para quem indicou. Isso realmente funciona!
#5 Ofereça condições especiais de fidelização
Se o seu campo permitir, pense em algumas estratégias de captação por meio de descontos e condições especiais. A estratégia de aulas experimentais gratuitas, ou uma aula extra com um amigo é muito usada, e dá certo.
Cuidado na hora de dar condições especiais ao cliente, para não cair no prejuízo. Você precisa analisar a viabilidade de um investimento antes de conceder qualquer forma de desconto.