Como Vender todos os dias como Personal Trainer

Qualquer profissional que venda serviços pela Internet quer que a maior quantidade possível de vendas aconteça e isso não é diferente para o personal trainer. Uma vez que ele está oferecendo consultoria digital, um dos seus objetivos deve ser o de vender consultarias todos os dias: é preciso que, diariamente, alguém se torne cliente desse personal trainer.

É lógico que vender todos os dias é uma coisa bem difícil para qualquer empreendedor hoje: as pessoas estão com menor poder aquisitivo e com uma necessidade bem maior de economizar. Porém, tem como solucionar isso e você vai aprender agora como vender todos os dias como personal.

 

Estar sempre presente

 

Todos os profissionais que tem negócios online precisam estar visíveis, ou seja, o canal do Youtube deve sempre ter algum vídeo novo, as páginas nas redes sociais devem ser diariamente atualizadas e o site também deve receber algum conteúdo novo sempre.

É muito negativo para o personal trainer quando alguém entra em seu canal, página em rede social ou site e vê que a última atualização foi de dias atrás: isso faz com que esse internauta ache que o personal trainer demora demais para postar conteúdo ou que ele não está sempre do outro lado da tela, aumentando a sensação de distância.

É precisamente isso que o profissional oferece consultoria online tem de combater: ele tem de garantir ao cliente que estará sempre disponível, todos os dias, e essa sensação de segurança no consumidor é adquirida quando ele vê que o profissional é presente virtualmente.

 

Ter material de qualidade e não somente “encher linguiça”

 

Manter os canais online sempre atualizados traz uma pergunta importante: o que postar? Como manter os clientes e potenciais contratantes interessados no canal do Youtube, nas páginas da rede social ou no site?

Antes de responder isso, deve-se ressaltar ao personal trainer que o consumidor aumentou muito o seu nível de exigência, exatamente porque há muita concorrência, em especial no setor de saúde e beleza. Se o personal trainer que oferece a consultoria não agradar ao consumidor, ele pode encontrar outro profissional com facilidade e isso potencializa os altos critérios do mercado.

Por tudo isso, os conteúdos de qualidade são parte essencial de quem quer vender todos os dias. Alguns exemplos de conteúdos assim são:

 

  • Sequências de exercícios para determinada parte do corpo;
  • Tipos de sucos e chás que favorecem a queima de gordura;
  • Como diminuir a possibilidade de se machucar durante o treino físico;
  • Suplementos alimentares e a sua utilidade;
  • Como se manter firme nos exercícios;
  • Como ser disciplinado com relação à reeducação alimentar;
  • Como reconhecer se o desejo de melhorar o corpo e a saúde está se tornando uma obsessão e outros.

 

Para o personal trainer que monta um programa especializado para cada cliente, uma dica é anotar todos os desejos dessa pessoa e contemplá-los, destacando ao isso ao contratante. Por exemplo, um personal que está dando consultoria online para uma pessoa que quer melhorar seu glúteo pode dizer “Esse exercício aqui é ótimo para o que você falou sobre ficar com o bumbum mais durinho”.  Esse tipo de fala mostra ao cliente que o personal estava atento ao que ele deseja obter e que está se esforçando para trazer os exercícios apropriados. 

Já o personal trainer que prioriza os conteúdos nas redes sociais pode fazer um cronograma: às segundas, fala sobre uma sequência para definir alguma parte do corpo; às terças, dá uma dica de suco ou de chá termogênico e assim por diante.

Com um cronograma, o personal consegue “esticar” mais cada assunto e garantir a sua presença na internet com um conteúdo relevante, além de ter certo tempo extra para pesquisar cada tópico. 

 

Apostar em propaganda digital

 

Mesmo que o personal trainer ofereça tudo o que foi mencionado aqui, ele ainda tem de lidar com a concorrência. Dessa forma, usar os impulsionadores de conteúdo é uma forma de mais pessoas verem o trabalho e de mais consultorias online serem vendidas.

Para quem usa o Facebook ou o Instagram, por exemplo, é uma boa ideia contratar os posts patrocinados: eles são repetidos no feed dos seguidores e não seguidores. Para o site, o personal trainer pode contratar o AdWords do Google: se um internauta pesquisar sobre “sequência para definir perna”, o personal trainer em questão será um dos primeiros a ser visualizados. 

 

Pedir a quem contrata a consultoria online para fazer depoimentos positivos sobre ela também é muito importante para vender todos os dias como personal trainer. Ao saber que outras pessoas já contratam a consultoria e conseguiram o que procuravam, os internautas ficam mais interessados e confiantes para se tornar clientes também.

 

Apostar na consultoria online “de casa”

 

A consultoria online está na moda e, se ela for baseada “em casa”, melhor ainda para o profissional. Suponha-se que um personal trainer só dê consultoria dentro de uma academia: ele tem de se deslocar, contar com o deslocamento do contratante também e isso gera gasto.

Todavia, se o personal atende ao consumidor por meio da Internet em sua própria casa, pode agendar mais atendimentos em sequência, já que estará no seu local de trabalho. O cliente que é atendido pelo personal trainer na sua casa também sai ganhando porque pode fazer a sua sequência de exercícios entre um compromisso e outro, sem ter de enfrentar uma academia.

 

Para vender todos os dias como personal trainer, é preciso se especializar todos os dias

 

Como já se sabe, há cada vez mais procura por qualidade de vida e por um corpo mais saudável e tudo isso faz com que mais personal trainers apareçam. Para sobreviver à concorrência, o profissional tem de se tornar sempre mais especialista, o que não quer dizer participar de grandes congressos internacionais, fazer pós-graduações, etc.

É claro que essas coisas são válidas e devem ser procuradas, mas o personal trainer também consegue se especializar participando de eventos, estudando a sua profissão, fazendo pequenos cursos que podem ser incluídos na apresentação aos potenciais clientes, etc. 

 

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