Consultoria online para personal trainer vale a pena

O oferecimento de serviços online é um grande passo para um personal trainer: para os que já têm um negócio físico de sucesso, significa a ampliação das pessoas que atende. Para quem está começando agora, é a oportunidade para conseguir os primeiros contratantes e fazer o seu nome.

Entretanto, da mesma forma que a consultoria online para personal trainer está ganhando espaço, ela ainda é desconhecida por muitos profissionais. Aliás, muitos nem sabem quais são os pontos positivos que ela pode apresentar. Por isso, veja aqui se a consultoria online para personal trainer vale a pena. 

Primeiro, o que é a consultoria online?

A consultoria é o acompanhamento que um profissional faz do seu contratante e ela é usada em vários ramos profissionais. No caso da consultoria de personal trainer, significa que este vai oferecer treinos especiais para o objetivo daquele cliente, levando em consideração qual é o seu tipo físico, as suas eventuais limitações e os resultados que ele quer.

Com a consultoria online, o personal trainer oferece tudo isso ao seu cliente de maneira digital: pode ser criando um curso com videoaulas para determinado objetivo ou atendendo ao contratante por meio de videoconferência. Nesse tipo de serviço, o personal trainer continuará dando atendimento personalizado para cada um, mas será por meio eletrônico. 

Baixo custo

Essa é a primeira razão para que a consultoria online para personal trainer valha a pena. O profissional que atende em um espaço físico precisa cuidar da conservação desse lugar: provavelmente, do seu aluguel ou IPTU, da sua higiene, da água e luz, etc.

Usando a consultoria online, todavia, esse profissional pode gravar as suas aulas ou os seus vídeos em qualquer lugar, desde que a imagem tenha qualidade e fique esteticamente agradável: se o personal trainer tem uma garagem à disposição, pode gravar a consultora lá; se tem uma sala espaçosa em casa ou um quarto próprio, também pode. Se tem a possibilidade de gravar a sua consultoria online em um parque, pode aproveitar.

Como se percebe, tudo isso tem custo muito mais baixo do que manter um espaço para a consultoria presencial. Ao mesmo tempo, dá ao personal a chance de modificar o conteúdo até que sinta confortável: se a videoaula que ele gravou não está de acordo com o que queria, ele pode exclui-la.

 É claro que, em um atendimento ao vivo, como uma videoconferência, é tudo imediato, mas ainda é uma opção interessante para o personal trainer que se sente inseguro porque está no começo da carreira, por exemplo. 

Maior alcance

Os serviços virtuais alcançam os consumidores em todos os lugares do mundo e isso, com certeza, quer dizer que o personal trainer pode ter muito mais consultorias contratadas. Ele não precisa ter clientes apenas nas proximidades da academia na qual trabalha ou de onde mora: pessoas de outras cidades e até de outros países podem assinar o recebimento das suas videoaulas ou ser atendidos por vídeo. 

Esse maior alcance pode fazer com que grandes plataformas notem o sucesso do personal trainer e ofereçam parcerias. Isso é muito mais provável quando o personal tem páginas nas redes sociais e elas têm bastante número de seguidores e alto engajamento por parte deles.

É claro que o maior alcance e a maior quantidade de clientes também faz com que o personal trainer que oferece consultoria online tenha mais lucro, o que e o próximo tópico.

Alta lucratividade

Dá para reunir algumas características fundamentais da consultoria online para uma avaliação mais ampla:

  • Baixo custo, porque o material pode ser criado em qualquer lugar;
  • Grande alcance porque a Internet é globalizada e o conteúdo que se coloca nela pode chegar a qualquer parte do mundo;
  • Mais clientes: justamente por mais pessoas terem contato com os conteúdos da consultoria online, mais gente tende a contratá-la.

Somando as três características acima, é fácil perceber que fazer consultoria online também gera alta lucratividade. O personal trainer tem a possibilidade de ganhar muito mais clientes, ao mesmo tempo em que gasta muito menos dinheiro para conquista-los e para oferecer material. 

Normalmente, os gastos que um personal trainer tem quando faz consultoria online são com uma internet estável, que permita que as videoconferência não travem. Também há o gasto intelectual, com a sua própria preparação. De toda forma, tudo isso é bem mais barato do que os gastos para manter a estrutura necessária em uma consultoria presencial;

O que oferecer na consultoria online para personal trainer

Agora que ficou estabelecido que vale a pena trabalhar com consultria online, o personal precisa compreender que tipo de conteúdo tem de levar aos seus contatantes e alguns deles são:

  • Exercícios que moldem o corpo de acordo com o que for pedido pelo cliente;
  • Orientação alimentar: é claro que o personal não é um nutricionista, mas ele saberá que tipo de alimentos diminuir e em quais apostar para que o resultado seja alcançado;
  • Conversa com os clientes: muitas vezes, a pessoa que está e m uma jornada para melhorar o seu corpo e a sua saúde sente-se cansada e tem medo de não alcançar seu objetivo. Nessas horas, o personal trainer também deve ouvir esses clientes e fazer com que eles tenham mais força.

 

Os itens acima costumam ser os produtos gerais que o personal trainer tem de oferecer em sua consultoria online. Entretanto, o profissional só saberá exatamente o que seu cliente quer se conversar com ele e se estiver atento às suas mudanças.

Quando a consultoria online é acertada, o personal trainer precisa perguntar ao cliente quais são os sus objetivos a curto e a longo prazo, qual é a sua relação com a alimentação saudável, se ele está habituado a exercícios físicos, se tem algum problema de saúde ou limitação, que tipo de atividades físicas o agradam mais, etc.

Porém, no decorrer da consultoria online, é necessário ficar atento a qualquer desmotivação que o cliente possa apresentar pela demora em perder peso, pelo ritmo excessivo dos exercícios, por causa de dor, etc.

 

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