Para um personal trainer, tão difícil quanto montar uma boa sequência de treinos é conseguir atrair mais clientes, sobretudo para aqueles que estão começando no negócio.
É preciso enfrentar uma concorrência que pode ser grande, mostrar que você é mais qualificado e que sua sequência de treinamentos não só oferece como também entrega resultados.
Além disso, é preciso convencer o cliente a pagar pelo serviço, mostrando a ele que a despesa não se trata de um gasto, e sim um investimento em sua saúde e qualidade de vida.
Enfim, são diversas variáveis que podem tornar o simples ato de conquistar mais clientes algo tão difícil que muitos personals acabam desistindo. Para lhe ajudar a ter sucesso nesta missão e não se tornar uma estatística, preparamos um texto completo.
Aqui vamos lhe mostrar os três passos para atrair mais clientes e melhorar os seus resultados. Confira.
Como atrair clientes
Para atrair clientes é preciso, primeiro, deixar que os clientes saibam que você está disponível para prestar serviços a ele, da forma como desejarem e no local que quiser.
Uma boa forma de se fazer ser visto é divulgando seu trabalho em sites e nas redes sociais. Com a popularização da internet, praticamente todo mundo está conectado o tempo todo, e todas as informações trocadas e recebidas vem desse canal.
Outra forma de atrair clientes é mostrar o quanto você é bom naquilo que faz. Um caminho para isso é construindo uma estratégia que permita a seus potenciais clientes possam reconhecê-lo como referência em programas de exercícios.
Quando uma pessoa identifica outra como referência em um determinado assunto, é desse terceiro que ela buscará todas as informações sobre o produto ou serviço, além de contratar o trabalho desta pessoa.
Para se tornar referência na área de treinamento, por exemplo, é preciso ter uma boa rede de relacionamentos, sejam pessoais como profissionais. É possível obter esse destaque também via publicação de conteúdo de qualidade.
Ao compartilhar informações e desenvolver materiais sobre o dia a dia do personal trainer, você conseguirá atrair mais potenciais clientes. Deixamos em potencial porque esse ainda é o primeiro momento, do encantamento.
Como captar clientes
Para atrair mais clientes o personal trainer precisa, antes de mais nada, atrair pessoas para o seu website. Nesse primeiro momento, você quer quantidade, e não qualidade.
Isso significa que o conteúdo produzido vai se encaixar em um nicho para atrair o maior número de pessoas possível para o seu site e suas redes. Mas, como se sabe, esse excesso de audiência, sozinho, não significa o aumento na captação de clientes.
Afinal, muitas pessoas que viram, curtiram ou compartilharam sua aplicação até sentiram alguma identificação com sua marca e sua ideia, mas não tem ideia de investir nesse segmento.
Por isso, é importante aqui não só investir em conteúdos de qualidade como também saber como recortar o público que está consumindo esse material. Isso só é possível para quem conhece seu cliente.
Sabendo quem é o grande consumidor do seu serviço, você pode criar peças voltadas exclusivamente para esse público. Por exemplo, identificou que grande parte de sua audiência é de mulheres, na faixa dos 30 anos e que quer emagrecer?
Então use essa informação a seu favor. Desenvolva materiais que atendam às necessidades dessas mulheres, indo exatamente de acordo com suas necessidades.
Ações
Dentro das ações que você pode desenvolver para captar clientes está realizar campanhas e promoções voltadas exclusivamente para o público que você quer atingir.
Por exemplo, promoções são uma boa pedida para quem quer convencer uma pessoa a se tornar seu cliente, além de compartilhar os resultados de treinos de parentes ou amigos com sua rede de contatos.
Como fidelizar clientes
O terceiro e último passo para atrair mais clientes é, de longe, o mais delicado, afinal ele envolve ganhar de fato essa pessoa, para que ela não só seja seu cliente como também lhe recomende a outros. É o que chamamos de fidelização.
A fidelização significa, basicamente, que um cliente irá lhe acompanhar independente do local onde você esteja trabalhando, sem questionar os valores cobrados e encarando o preço pago a você como um investimento, e não um gasto.
Mas, para que essa fidelização aconteça é preciso adotar algumas técnicas. Uma delas é investir no marketing de relacionamento. Aqui, o personal trainer conhece as “dores” de seus clientes e desenvolve produtos que possam solucioná-las.
É esse diferencial e esse cuidado que fará com que as pessoas se fidelizem a você, encarando-o como um profissional diferenciado, e que tem mais a oferecer do que a concorrência.
A atualização é outro ponto importante para quem quer atrair mais clientes. No ramo de atividade física, a tecnologia avança todos os dias. Sempre há algo novo surgindo, seja em matéria de treinos ou em aparelhos.
Um personal trainer que acompanha essas novidades e as compartilha com seus clientes é visto como alguém preocupado em trazer sempre o melhor aos alunos.
Um ponto a mais para a fidelização e para a modernização das aulas. Quanto mais dinâmicas, mais alunos você terá, e mais interessados em treinar com você irão aparecer.
Para fidelizar seus clientes, um bom personal trainer precisa, também, saber ouvir os alunos e compreender suas necessidades. Ouvir suas dores e entender o que eles de fato buscam ajuda muito nesse processo, pois o aluno sentirá que é especial, e não apenas mais um número para você.
Mudar um treino ou adotar uma rotina de exercícios mais leve, pesada ou direcionada a um músculo ou apenas para dar qualidade de vida podem ajudar a melhorar sua imagem e garantir a fidelização desse cliente.
Por fim, mas não menos importante, está o conhecimento técnico de um profissional que atua como personal trainer. Quando um aluno encontra um professor e decide se fidelizar a ele, é porque encontrou um profissional competente e que domina seus treinos.
Para o personal trainer, compreender cada exercício, sabendo seus riscos e como executá-los com menor chance de acidentes é um cuidado que facilita a fidelização, aumentando ainda mais sua gama de clientes.